Buscar
  • L4 transportes

O que é redespacho, redespacho intermediário e subcontratação


O que é o redespacho


Em operações de redespacho, a transportadora percorre apenas uma parte do trecho e contrata outra empresa para finalizar o trajeto até o cliente final. Nesse caso, a divisão é feita da seguinte forma:

a contratante (transportadora que presta serviço para sua empresa) é chamada de redespachante. Ela possui responsabilidade com o embarcador e se compromete a entregar a carga no destino;a contratada é chamada de redespachada e possui relação jurídica apenas com a empresa que a contratou, ou seja, não possui vínculo com o embarcador.

Aqui, a distribuição ocorre da seguinte forma:

a transportadora A (redespachante) coleta os pedidos na sua empresa, fazendo o transporte da cidade 1 até a cidade 2, onde a redespachada embarca as cargas;a transportadora B (redespachada), percorre o trajeto da cidade 2 até a cidade 3, ou outros locais, e realiza a entrega para o cliente final, concluindo a operação.


O que é o redespacho intermediário


Já no redespacho intermediário uma terceira transportadora faz parte da operação. Em outras palavras, a prestadora de serviço é contratada para realizar um trecho intermediário, como o próprio nome sugere. Nesse caso, o transporte passa a ser dividido em três etapas (e não dois como no redespacho), sendo elas:

transportadora A coleta os pedidos na sua empresa, percorrendo o trecho da cidade 1 até a cidade 2, onde o intermediário fará o embarque;transportadora B transporta a carga da cidade 2 até a cidade 3, onde a última etapa se inicia;transportadora C faz o transporte da cidade 3 até o destino, finalizando a operação.

Normalmente essa modalidade é necessária quando a prestadora contratada pela sua empresa não realiza grande parte do percurso, ao mesmo tempo em que a terceirizada contratada por ela só abrange determinada região. Sendo assim, é necessário contar com outro parceiro, que fará a ligação entre ambas.


O que é a subcontratação


A subcontratação, também conhecida como terceirização, ocorre quando a transportadora contratada pelo embarcador não presta os serviços com recursos próprios. Em vez disso, ela contrata outra prestadora para percorrer todo o trecho, da origem até o destino. Sendo assim, a terceirizada é responsável por todo o trajeto, sem divisão de responsabilidades.


O que achou do post de hoje? Quer ficar sempre por dentro dos conteúdos que postamos aqui? Então, siga-nos no Facebook e não perca nossas atualizações!

8 visualizações0 comentário