top of page
Buscar
  • Foto do escritorL4 transportes

CRLV Digital: como funciona?



Seguindo a tendência da transformação digital de processos, mais um importante documento terá sua versão digital implementada. O Certificado de Registro do Veículo (CRV), e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) agora passam a integrar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), ou CRLV Digital.

Com isso, já é possível ter acesso ao documento do seu veículo diretamente pelo seu smartphone, por exemplo. Seu uso pode ser feito através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o mesmo que já abriga a versão digital da Carteira Nacional de Trânsito, a CNH.

Quer se informar melhor sobre o assunto? Preparamos este artigo para te explicar como o CRLV Digital funciona e quais suas vantagens. Boa leitura!

O que é o CRLV Digital?

A partir da Deliberação 180, publicada no Diário Oficial da União em 31/12/2019, o Certificado de Registro do Veículo e o Certificado de Licenciamento Anual tiveram sua digitalização obrigatória. Anteriormente impressos em papel verde, a apresentação destes documentos na sua forma física era exigida pela fiscalização.

A partir de 05/01/2021, esses dois documentos passaram a compor o CRLV Digital, dispensando, portanto, a impressão e o envio destes documentos por parte do Departamento Nacional de Trânsito (Danatran). Seu layout segue o que foi apresentado na Resolução Nº 809, de 15/12/2020.

Nada se altera para quem já possui a versão física dos documentos, eles continuam válidos. Mas para os veículos adquiridos a partir de 05/01/2021, não haverá mais a impressão do certificado, seu uso se dará somente pela versão digital.

Outra informação interessante é que, para aqueles que desejarem, o CRLV Digital pode ser impresso em papel A4 branco, e através de seu QR-Code, sua versão eletrônica pode ser acessada pela fiscalização. Desta forma, mesmo quem não possui um smartphone terá acesso ao documento na forma impressa.


Como o CRLV Digital funciona?

Como citamos, o primeiro passo para utilizar o CRLV Digital é fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito diretamente da loja de aplicativos do seu smartphone.

A partir disso, você pode fazer seu cadastro diretamente pelo aplicativo e confirmá-lo a partir do seu e-mail, ou através de seu certificado digital. Para adicionar o documento CRLV Digital, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV do veículo.

Da mesma forma como já ocorre atualmente, o CRLV-e só é expedido após a quitação dos débitos do veículo, possuindo a mesma validade jurídica da antiga versão impressa.

Outra questão importante é quanto ao número de pessoas que poderão contar com uma cópia do CRLV Digital. É possível que até 5 usuários compartilhem o mesmo documento simultaneamente.

Para quem possuir apenas a versão eletrônica do CRLV, há uma mudança com relação ao processo de venda do veículo. Para realizá-la, o vendedor deverá solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e). Ela garantirá ao vendedor e comprador do veículo maior agilidade na transação, e segurança.

Quais as suas vantagens?

A principal vantagem em digitalizar as documentações é a eficiência. Sem a necessidade de aguardar a emissão e o envio dos documentos, há um grande ganho de tempo no processo e economia, pois não há mais a necessidade de pagar a taxa de emissão documento.

A praticidade da operação é clara. O usuário tem acesso às informações diretamente pelo seu smartphone, agilizando também a fiscalização e evitando multas por falta de documentação. Outra questão importante é a segurança. O acesso é feito por meio de servidores seguros e com o registro dos usuários.

Ao digitalizar os processos, abrem-se também muitas possibilidades futuras, como a de realizar transferências de veículos de forma digital, por exemplo. Aos poucos, mais funcionalidades vão sendo criadas, sempre com o intuito de trazer segurança e praticidade aos usuários.

Por se tratar de um documento obrigatório, que pode ser solicitado a qualquer momento em uma fiscalização, é fundamental estar atento às informações relacionadas ao trânsito e transporte.


3 visualizações0 comentário
bottom of page